Zumbidos nos ouvidos: formas de reduzi-los por meio da alimentação - Melhor com Saúde

Zumbidos nos ouvidos: formas de reduzi-los por meio da alimentação

Para minimizar a intensidade dos zumbidos nos ouvidos é conveniente incluir mirtilos em nossa dieta. Eles nos ajudarão a reduzir a pressão arterial.
Zumbidos nos ouvidos: formas de reduzi-los por meio da alimentação

Os zumbidos nos ouvidos são, segundo a American Academy of Otolaryngologyum problema realmente comum entre a população.

Está claro que estamos falando dos tinidos. Essa percepção intensa de um zumbido ou um apito que não vem de fora e que pode chegar a ser realmente incômodo.

O tinido pode aparecer ou desaparecer e ser experimentado em um em ambos os ouvidos. A origem deste problema pode ser muito diversa. Porém, uma das causas  mais comuns é, sem dúvidas, o bruxismo.

Cabe esclarecer também que o problema dos zumbidos nos ouvidos não é uma doença. É um sintoma do qual deve-se conhecer a origem.

Às vezes nosso ouvido interno sofre algum tipo de problema ou de inflamação. Outras vezes se deve à exposição contínua aos sons de alta intensidade.

Seja como for, para aliviá-los e reduzi-los há várias técnicas em função da origem. Caso seja bruxismo, precisaremos de uma placa dental noturna. Se houver algum problema de ouvido, o otorrino é quem deverá oferecer o melhor tratamento.

Porém, a alimentação nestes casos também é muito efetiva. Os alimentos capazes de reduzir a hipertensão ou a inflamação, por exemplo, são de grande utilidade.

A seguir, oferecemos algumas sugestões para que as tenha em conta.

Alimentos que ajudarão a reduzir os zumbidos nos ouvidos

Existem diversas técnicas para aplacar ou reduzir os zumbidos nos ouvidos.

Há quem encontre alívio com o “ruído branco“, outras pessoas tentam controlar também os focos de estresse. Desse modo, o problema de bruxismo também é reduzido.

Descubra também 6 hábitos alimentares que causam ansiedade e depressão

O mais adequado é procurar por uma estratégia que se adapte melhor a nós.

Agora, estes conselhos alimentares serão úteis a todos nós, porque melhoraremos a circulação sanguínea, combateremos as inflamações, reduziremos o colesterol e conseguiremos, por sua vez, um efeito relaxante.

Anote quais são!

O abacaxi

  • O abacaxi é a melhor fruta anti-inflamatória que podemos consumir. Isto se deve a uma enzima excepcional: a bromelina.
  • A bromelina é tão efetiva que, na atualidade, é usada para tratar e reduzir a inflamação da tendinite, torções, lesões musculares menores e dores de garganta ou nos ouvidos.
  • Se os zumbidos nos ouvidos são os inimigos cotidianos em sua vida, não duvide, consuma abacaxi natural todos os dias.

Abacaxi para atenuar os zumbidos nos ouvidos

Alho e cebola

  • Tanto as cebolas quanto os alhos os ajudam a reduzir as infecções. É recomendável que os inclua em suas saladas ou em outros pratos de modo natural, e em poucas quantidades.
  • Ainda, suas propriedades antibacterianas e anti-fúngicas também podem nos ajudar a fortalecer nosso sistema imunológico.

O mirtilo

Se mantemos uma alimentação pobre no consumo de sódio, reduzimos nossa pressão arterial e assim, os zumbidos nos ouvidos perdem a intensidade.

  • Se tivermos a oportunidade de comprar mirtilos naturais e de temporada, nossa saúde notará. Esta pequena e deliciosa superfruta é rica em antioxidantes e não tem sódio, mas sim um alto teor de potássio, cálcio e magnésio.
  • Todos estes nutrientes nos ajudarão a reduzir a inflamação, a dor e a cuidar de nosso coração.
  • Você também vai gostar de saber que se você se anima em preparar um suco natural à base de mirtilo, combaterá a ansiedade e o nervosismo.

Suco de mirtilo para atenuar os zumbidos nos ouvidos

O gérmen de trigo

O gérmen de trigo pode ser encontrado em lojas de remédios naturais ou em sectores especiais no supermercado. Dentre seus maravilhosos nutrientes destaca-se a vitamina F.

Descubra como preparar esta deliciosa vitamina saudável para combater a insônia

  •  A vitamina F é ácido linoleico, o que nos permite equilibrar múltiplas funções. Podemos regular a função hepática, a assimilação das gorduras, de açúcares, a pressão sanguínea…
  • Por sua vez, o alto teor em vitaminas do complexo B presente no gérmen de trigo nos permitirá melhorar o impulso nervoso.

Este grupo de nutrientes atua como fabulosos reguladores do sistema nervoso e desses neurotransmissores que reduzem nossa ansiedade.

Não deixe de adicionar uma dieta de gérmen de trigo às suas vitaminas e iogurtes.

A camomila

Tome uma xícara de chá de camomila uma hora antes de deitar e verá como melhora a qualidade do seu descanso.

  • Algo do que muitas pessoas costumam se queixar é que os zumbidos se intensificam à noite.

Além de cuidar de sua alimentação e de seguir os conselhos dos seus médicos, tente, por sua vez, fazer atividades relaxantes para evitar que este problema se intensifique.

  • Banhos quentes, ioga, exercício suaves… tudo isso ajudará. O ideal é fazê-los duas horas antes de dormir. Mais tarde, depois de um jantar leve, tome esta infusão de camomila.

Chá de camomila para atenuar os zumbidos nos ouvidos

Dentre todas as bebidas naturais mais adequadas para tratar os zumbidos nos ouvidos esta é, sem dúvidas, a melhor.

Para concluir, se você sofre de zumbido, consulte seu médico. Siga o tratamento que ele receitar e cuide dos hábitos de vida na medida do possível.