6 passos para superar uma rejeição amorosa

Não devemos nos render a um fracasso amoroso. Ainda que seja difícil, devemos tentar nos distanciar e aproveitar para aprender. Dê-se o tempo necessário para superar e seguir em frente.
6 passos para superar uma rejeição amorosa

Última atualização: 23 agosto, 2022

Uma rejeição amorosa é algo que pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer momento. De fato, é algo muito mais comum do que imaginamos. Quando sofremos uma rejeição amorosa, sofremos, sentimos dor e angústia, e entramos em uma situação de grande mal-estar.

Ninguém gosta de ser rejeitado, isso é uma realidade. Portanto, devemos ter em mente que a autoestima pode ser muito afetada se não agirmos com prudência quando passamos por uma rejeição amorosa.

Apesar de entendermos a teoria, na prática a questão muda. É importante que estejamos prevenidos diante desse tipo de situação que pode ocorrer em qualquer momento. Por isso, hoje vamos conhecer alguns passos para superar uma rejeição amorosa.

Passos para superar uma rejeição amorosa

1. Você realmente queria estar com essa pessoa?

Em algumas ocasiões queremos estar sozinhos, mas algo nos impulsiona a procurar alguém que nos acompanhe em nosso caminho. Isso é algo em que devemos pensar quando somos rejeitados. Você realmente queria estar com essa pessoa ou isso era fruto de uma necessidade não justificada?

Toda rejeição amorosa pode ser usada a nosso favor, para nos tornarmos conscientes e entendermos se o que estávamos projetando em nossa mente era sincero ou não. Use a rejeição para avaliar se a vontade que você tinha de estar com essa pessoa era real.

2. Cada rejeição amorosa é uma oportunidade

Pense que cada erro envolve um acerto, assim, cada rejeição é uma oportunidade ou pelo menos deveríamos enxergá-la assim. As rejeições amorosas podem servir para aprendermos a gerenciar nossas emoções.

Não é uma situação muito agradável, mas é nas situações difíceis que mais aprendemos. Por isso, encare as rejeições amorosas como uma oportunidade de ser uma pessoa emocionalmente mais forte. Além disso, nunca se esqueça de que sempre podemos tirar algo positivo de situações que parecem totalmente negativas.

3. Percepção ou atenção?

Quando sofremos uma rejeição, nos focamos tanto nas emoções desagradáveis sentidas que nos esquecemos de fazer algo muito importante: prestar atenção. Se soubéssemos nos afastar de nossa própria percepção, poderíamos ver como realmente agir para que a situação não doa tanto.

mulher-diante-de-uma-janela-suspensa-no-ar

É algo como ver a situação como se fôssemos uma terceira pessoa. É difícil, isso é normal. Nossas emoções embaçam a visão tão clara que deveríamos ter da situação. Mas, não há problema em nos esforçarmos para fazer isso, certo?

4. Não se afaste das emoções negativas

Está claro que, diante de uma rejeição amorosa, as emoções positivas não estarão presentes em nenhum momento, mas isso justifica escapar das emoções negativas? Fugir nunca será uma boa opção.

Se nos afastarmos disso que dói tanto, carregaremos sempre em nossa mente. Você deve aprender a aceitar suas emoções, ainda que não sejam do seu agrado. Reflita sobre elas, pense! De algum modo, enfrente-as! Só assim você poderá superar a rejeição com sucesso.

5. Diante de uma rejeição amorosa, pressupor nos leva ao erro

Diante de uma situação negativa, sempre pensamos no que levou à ocorrência de todas essas circunstâncias desagradáveis. Não é azar, não significa que fizemos algo errado… Simplesmente, as coisas acontecem.

Se você começar a supor, vai cair na obsessão e demorar ainda mais para superar a rejeição amorosa. Além disso, as suposições costumam induzir ao erro, principalmente quando não são bem fundamentadas. Não pressuponha. Simplesmente, aceite!

6. Cuidado com os pensamentos recorrentes!

Sem dúvida alguma vez você já se viu na situação de não conseguir parar de pensar em algo negativo que ronda a sua mente uma vez ou outra. Quando alguma coisa não se soluciona, é normal ficar remoendo a ideia, mesmo sem querer. Por isso, é importante detectar os pensamentos recorrentes e interrompê-los.

Quando identificar os pensamentos recorrentes, você poderá refletir sobre eles e encontrar a melhor solução para que deixem de preocupar. Pense que essas ideias se retroalimentam, causando uma sensação de mal-estar persistente.

Superar uma rejeição amorosa nunca é fácil, e claro que também não será fácil colocar esses passos em prática, pois a realidade é muito diferente da teoria. Mas, pelo menos, você terá uma ideia de como deve proceder e como deveria agir.

De uma ou outra maneira, conhecer inclusive os erros que podemos cometer nos ajuda a lidar melhor com uma situação, ainda que seja uma rejeição amorosa.

Nota: as informações aqui apresentadas são de caráter meramente indicativo. Se você considera que o conselho não se ajusta à sua situação, lembre-se de que você sempre pode consultar um psicólogo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Corrales, R. U. Herramientas para incrementar la autoestima: Fortaleciendo el amor hacia mí. Guía de Apoyo Psicológico para Universitarios, 61.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.