Como regular a espessura do sangue?

O bom funcionamento das plaquetas auxilia na correta coagulação do sangue. Existem agentes que advêm de alimentos que servem exatamente para isso: deixar o sangue menos espesso.


 

O que acontece com o sangue coagulado?

 

Antes de tudo, é preciso conceituar o sangue, que é um líquido que circula nas veias e nas artérias do corpo. Estes canais (veias e artérias) são responsáveis por conduzir o sangue para o resto do corpo. Ao sair das veias e das artérias, o sangue fica sólido, ou seja, coagulado.

E a função do coágulo é a de controlar a saída do sangue, isto é, evitar maior perda de sangue.
Quando se formam coágulos dentro dos vasos sanguíneos o sangue deixa de circular, e então ocorre a trombose.

 

Como ocorre a circulação sanguínea?

 

A circulação sanguínea pode ser comparada a um fluxo em um circuito fechado; o sangue movimenta-se através do bombeamento do coração, que o envia às artérias.

O circuito no qual o sangue circula pelo corpo ocorre em dois momentos: circulação pulmonar e circulação sistêmica. A primeira é onde são realizadas trocas gasosas de oxigênio e anidrido carbônico; a segunda ocorre quando o oxigênio e os nutrientes são levados até os tecidos, recebendo os produtos finais do metabolismo para serem excretados.

 

Quais os alimentos que promovem a livre circulação sanguínea?

 

Alguns alimentos podem ajudar o sangue a circular corretamente pela corrente chegando até o cérebro. Alimentos como a alcachofra, o repolho, peixes, frutas, verduras e legumes. A maçã é um alimento que ajuda o sistema nervoso e equilibrar a pressão arterial.

 

Fresh apples

A maçã é um alimento que ajuda o sistema nervoso e equilibrar a pressão arterial.

 

Alguns alimentos que fazem a diferença

 

O limão é um ótimo alimento para desintoxicar o sangue, devido à sua ação depurativa no organismo.

Ao tonificar o fígado e a desintoxicar o sangue, o limão equilibra o metabolismo e reduz o apetite. Deve-se procurar tomá-lo de manhã, em jejum, se possível, espremido em um copo de água morna.

A salsa, ou salsinha, contém nutrientes, sais minerais e vitaminas e é outro alimento que afina o sangue, desintoxica-o.

Ela atua contra os trombos (coágulos), ou seja, contra a doença denominada de trombose. Essa erva está muito presente na culinária mundial. Ajuda os rins, o coração, e é diurética. Além do aroma acentuado, a salsa dá um gosto a mais nos alimentos, sendo servida também como chá.

 

limão

O limão é um ótimo alimento para desintoxicar o sangue, devido à sua ação depurativa no organismo.

 

Cuidados

 

Evitar ao máximo as gorduras trans e as saturadas, presunto gordo, salsicha, linguiça, enfim, os enlatados.

A má alimentação aumenta a pressão arterial, os níveis de colesterol e pode causar diabetes. A má circulação sanguínea acarreta celulites, varizes e reduzem o extravasamento de sangue nos vasos.