Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Acima

Alivio natural para a endometriose

Alivio natural para a endometriose

A endometriose é uma condição muito frequente que pode causar muita dor em mulheres que são acometidas por ela. Afortunadamente, seguindo uma dieta adequada e aplicando alguns remédios naturais, os sintomas podem ser aliviados.


Continue lendo para conhecer mais sobre a endometriose e os diferentes tratamentos naturais, cuja efetividade foi comprovada por muitas mulheres.

 

O que é a endometriose?

 

Diz-se que uma mulher sofre de endometriose quando o tecido que recobre o útero por dentro (o que se descama e sangra durante a menstruação) prolifera em outras zonas, por exemplo, no ovário, trompas de Falópio, ou inclusive na bexiga ou no intestino.

Essas zonas também se inflamam durante a menstruação, causam muita dor e podem sangrar. Logo, os principais sintomas da endometriose costumam ser os seguintes:

 

  • Dor pélvica intensa, cólicas na zona pélvica durante a menstruação ou dor crônica. A dor e as cólicas podem se estender até as costas ou músculos.
  • Menstruações muito abundantes.
  • Dor ao movimentar o intestino ou durante relações sexuais, especialmente na semana prévia ao começo da menstruação.
  • Náuseas, enjoos e vômitos, alguns dias antes de começar o período menstrual.
  • Apesar de não estar muito claro o que causa a endometriose, cientistas acreditam que se trataria de um desequilíbrio hormonal. É provável que a produção excessiva de estrogênios seja uma das causas dessa doença.

 

Uma dieta balanceada pode ajudar

 

Manter uma alimentação equilibrada e saudável é a primeira recomendação para aliviar naturalmente os sintomas da endometriose. Essas são algumas dicas interessantes, que podemos experimentar seguir:

 

  • Evite o consumo excessivo de lácteos e carnes. Muitos desses produtos disponíveis no mercado contêm xeno estrogênios que podem acentuar a dor característica da endometriose;
  • Evite café e bebidas com cola. Essas bebidas contém cafeína, que pode influenciar negativamente sobre os sintomas já descritos.

 

Consumir-frutas

 

  • Aumente a quantidade de frutas e verduras frescas consumidas diariamente. Desse modo você aumentará também a quantidade de fibras e vitaminas ingeridas. As fibras ajudam a melhorar o trânsito intestinal e a evitar inflamações. Diz-se que algumas vitaminas também podem ajudar a aliviar a dor causada pela endometriose.
  • Coma mais alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 e 6. Esses ácidos ajudam a controlar a produção de prostaglandinas, os hormônios responsáveis pela dor menstrual. Alimentos tais como o atum, sardinhas, sementes de linho, linhaça dourada e óleo de sementes de abóbora encontram-se nessa categoria.

 

Mais recomendações para aliviar a dor

 

Essas são algumas medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas naturalmente:

 

  • Exercícios para controlar o estresse. O estresse prolongado pode causar um equilíbrio hormonal que poderia acentuar a sensação dolorosa. Fazer yoga ou praticar outros exercícios de respiração que ajudem a liberar o estresse pode melhorar.
  • Acupuntura. Trata-se de uma técnica chinesa milenar, que tem efetividade comprovada para controlar dores em diferentes situações.
  • Terapia do calor. No momento em que sinta cólicas e dores menstruais, aplique uma compressa quente sobre a região afetada. Isso ajudará a relaxar os músculos e diminuirá a dor.

 

De todas as formas, lembre-se que se os sintomas persistirem ou se tornarem muito intensos o melhor será consultar a um médico.