Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Acima

Melhor com verduras

Melhor com verduras

Sabemos que consumir verduras é de extrema importância para a saúde. Mas muitos não sabem ao certo os inúmeros benefícios que estes poderosos alimentos nos proporcionam.


Para algumas pessoas, consumir verduras, ou então as famosas saladas, é um verdadeiro prazer. Para outros, um sacrifício e neste caso mudar o hábito é realmente difícil, porém, importante afinal tais mudanças são capazes de proporcionar benefícios durante toda a vida.

É de extrema importância consumir o maior número de verduras possíveis. Cada uma delas oferece vantagens únicas. E não adianta fazer cara feia para comer. Atualmente há uma enorme variedade de molhos que ajudam a diminuir os sabores mais amargos das verduras sem tirarem suas propriedades.

 

Propriedades de algumas verduras

 

Para motivar àqueles que fogem das verduras e informar àqueles que já consumiam para que mantenham o hábito, falaremos brevemente sobre algumas das mais consumidas e os nutrientes benéficos que nos oferecem.

 

Acelga

 

Apresenta certa vantagem pois é encontrada durante todo o ano. Seu consumo pode ser tanto cru como cozido e é uma grande fonte de cálcio, fósforo, potássio, magnésio, fibras e vitaminas do tipo A e C. Outra principal vantagem é o fato de ser pouco calórica, apenas duas calorias por folha.

 

medium_469170709

A acelga é uma grande fonte de cálcio, fósforo, potássio, magnésio, fibras e vitaminas do tipo A e C.

 

Chicória

 

Independente do tipo de folhas, podem ser lisas ou crespas, apesar de todo seu sabor amargo, oferece pouquíssimas calorias, sendo assim muito indicada nas dietas, além de ser rica em cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitaminas.

 

Fresh endives

A chicória é rica em cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitaminas.

 

Couve

 

A couve possui um sabor bem particular, e pode ser consumida de diversas formas. Refogada, cozida e há quem a consuma crua. A forma preferida dos brasileiros é a mineira, que normalmente acompanha pratos como o carré. Além de ser muito saborosa, seu consumo é aconselhável por apresentar em sua composição muitas vitaminas e distintos minerais.

 

couve

Além de deliciosa e nutritiva, a couve pode ser preparada de diversas maneiras, tudo depende do seu gosto e imaginação!

 

Espinafre

 

Esta folha é importantíssima pois é composta principalmente por água e ao ser cozida perde parte dela. Dificilmente é consumida crua, já que desta maneira é muito áspera. Além de água é possível encontrar potássio, ferro, cálcio, vitaminas e fibras nesta verdura.

 

Spinach fresh leaves

Além de água é possível encontrar no espinafre, potássio, ferro, cálcio, vitaminas e fibras.

 

Alface

 

Verdura mais consumida no Brasil e que pode ser encontrada durante todo o ano. Apresenta-se em muitas variedades, como: lisa, romana, americana, roxa e crespa. Fonte de vitaminas A e C, fibras e muitos minerais.

 

fresh lettuce leaf background

A alface possui muitas variedades, como: lisa, romana, americana, roxa e crespa. E é uma rica fonte de vitaminas A e C, fibras e muitos minerais.

 

Agrião

 

Verdura que acompanha pratos típicos brasileiros, como a rabada, que inclusive é um prato muito calórico. Dividindo espaço com esta iguaria bem “pesada”, ajuda a equilibrar o prato com a presença de vitaminas, potássio, cálcio, fósforo e potássio.

 

Rúcula

 

Verdura de sabor apimentado e baixa caloria, contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas e fibras.

 

MESCLUN

A rúcula contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas e fibras.

 

Cuidados

 

  • É fundamental manter a higiene adequada antes de consumir qualquer verdura. É preciso lavá-las com muita atenção para eliminar toda a sujeira. Uma boa receita caseira é coloca-las de molho em uma mescla de água e duas colheres de vinagre, por aproximadamente vinte minutos.
  • Cozinhe as verduras no vapor, já que nesse método perde-se menos nutrientes.
  • Se optar por comê-las cruas, use sempre azeite, molhos com ervas e iogurtes como temperos para dar um toque diferente e especial às saladas.
  • Nunca compre folhas amareladas, rasgadas ou com aspecto ruim.
olio e olive

Use sempre azeite, molhos com ervas e iogurtes como tempero para dar um toque diferente e especial às saladas