Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Arriba

Remédios naturais para rachaduras nas mãos

Remédios naturais para rachaduras nas mãos

A pele das mãos sofre agressões do clima, de determinados tipos de trabalhos, produtos agressivos à pele etc. Quando as rachaduras aparecem, não se trata apenas de uma questão estética, já que, se não forem tratadas, podem se agravar.


Apresentaremos, a seguir, remédios naturais e cremes caseiros para tratar as rachaduras, assim como também vermelhidão, coceiras, fissuras e qualquer problema na pele das mãos.

Alimentos que melhoram a circulação

Estes são alimentos verdadeiramente medicinais e, entre suas propriedades, encontra-se a de melhorar a circulação e, consequentemente, melhora a pele das mãos.

  • Alho: Recomendamos comer habitualmente o alho cru ou fazer a cura Tibetana do alho.
  • Pimenta caiena: Adicione uma pitada de caiena nas comidas, sem abusar, já que a tolerância a alimentos picantes depende do sistema digestivo de cada pessoa.
  • Gengibre: O gengibre também fornece sabor picante, porém mais suave. Podemos comê-lo ralado, sua infusão, picado e adicionado às nossas refeições etc.
  • Mel de castanheiro: Todo o mel é medicinal, mas dependendo de qual planta se originou, terão diferentes propriedades. O de castanheiro ajuda a melhorar a circulação.

 

alho-deejaytee231

 

Por outro lado, é fundamental evitar o consumo de sal, já que este desidrata e desvitaliza nossa pele.

Suplementos para a pele

Devemos ter em mente que a pele se nutre especialmente das vitaminas A, C e E.

Quanto aos minerais, o selênio é imprescindível para a pele, em conjunto com a vitamina B6. Convém tomar esta vitamina como suplemento pela manhã, já que à noite, poderia alterar o sono. Mas, também pode-se encontrá-la nos cereais integrais. E, finalmente, o silício proporciona à pele a flexibilidade necessária para se proteger contra as agressões externas.

Plantas medicinais

  • Ginkgo biloba: esta planta medicinal tem muitas propriedades para diferentes doenças. Uma delas é de levar oxigênio para as extremidades, melhorando a circulação. Por isso, é muito útil para melhorar a circulação das mãos. Podemos tomar infusão, pelo menos três vezes ao dia, ou mesmo em extrato, durante três meses. Depois faremos uma pausa de algumas semanas ou meses e, de acordo com os resultados, podemos repetir o tratamento.
  • Hamamélis: Este arbusto é adstringente, isto é, ajuda a contrair os tecidos, secar feridas, aliviar queimaduras etc. Podemos usá-lo interna ou externamente, tomando infusões ou extratos, ou aplicando infusões ou azeite essencial.
  • Castanha-da-índia: A casca desta árvore possui importantes propriedades para proteger a pele e também pode ser usado interna ou externamente.

Creme caseiro de rosa e limão

Nós mesmos podemos preparar cremes naturais e caseiros, livres de substâncias tóxicas e muito mais econômicos:

Deixe marinar durante uma semana, 20 gramas de pétalas de rosa e cinco gramas de casca de limão em 30 ml de azeite de oliva. Deixe repousar e filtre o líquido preparado. Deve ser guardado em um lugar escuro e seco, e ser aplicado 2 vezes ao dia sobre a área a ser tratada.

 

rosa-Jacob-Whittaker

 

Gel de aloe vera e rosa mosqueta

Esta pomada é muito fácil de ser preparada. Só teremos que misturar o gel de aloe vera (natural ou mesmo comprado) junto com óleo de rosa mosqueta. Ambos são cicatrizantes, muito nutritivos e regeneradores. Este gel pode também ser usado para suavizar as rugas da pele.

Banhos alternativos para as mãos

Sem dúvida, a maneira mais econômica de melhorar a circulação das mãos é realizando banhos alternativos das mãos com água fria e quente. Use dois recipientes e vá alternando as mãos por 15 minutos na água fria e 30 na água quente, durante pelo menos 5 minutos. Finalize com água quente, esfregue suavemente as mãos com uma toalha e, se desejar, com uma pomada natural que havíamos preparado, ou mesmo com azeite de oliva ou de gergelim.

Remédios homeopáticos

A homeopatia é uma medicina natural muito útil e eficiente.

  • O remédio homeopático Cálcio Fluoratum 6CH proporciona elasticidade à pele.
  • Se as rachaduras forem crônicas, prefira o remédio Petroleum 6CH.
  • Se as rachaduras possuírem crosta amarela, use Graphites 6CH.

A partir do remédio que for escolhido, coloque três pastilhas debaixo da língua, três vezes ao dia, separadas das refeições, bebidas e sabores fortes e mentolados (chicletes, cremes dentais, etc.). Faça um tratamento de 3 a 6 meses. Para este tipo de tratamento, consulte um médico homeopata.

Nota: todos os produtos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e/ou em farmácias homeopáticas. 

Imagens oferecidas por deejaytee23 e Jacob Whittaker.